Novo processador Arm promete armazenamento inteligente

A Arm Ltd. anunciou na semana passada o Cortex-R82, um chip que é capaz de armazenar e processar dados, o que poderia possibilitar toda uma nova geração de dispositivos de armazenamento que ajudam a processar os dados que armazenam.

Os chips processadores de armazenamento, como os fabricados pela Marvell, mas também os fabricantes de dispositivos de armazenamento, como a EMC, lidam com a E/S e o gerenciamento de disco, mas se o senhor quiser processar os dados, essa tarefa cabe à CPU. Isso significa que os dados precisam ser movidos para dentro e para fora da unidade para serem processados, um trabalho que cabe a dois dispositivos separados.

Mas há uma categoria emergente de hardware conhecida como armazenamento computacional, em que o processamento é feito onde os dados residem, em vez de movê-los para a memória. Os dados são processados por meio de vários métodos, como indexação e esquema, eliminando a latência da movimentação de dados e liberando a CPU. Obviamente, isso só pode ser feito em SSDs.