Equipamentos de TI usados: A geração do milênio empurra as empresas para a economia circular

E à medida que a população de funcionários muda para a geração do milênio, as promessas de sustentabilidade se tornam mais importantes. Os trabalhadores mais jovens estão pressionando seus empregadores a adotarem políticas mais voltadas para a sustentabilidade, inclusive durante todo o processo de seleção de fornecedores e parceiros. A IDC acredita que para alcançar o sucesso será necessário criar um consenso com todas as partes interessadas internas, fornecedores externos e parceiros, além de estabelecer métricas financeiras para incentivar a adoção.

Do lado do fornecedor, quase todos os grandes fornecedores de TI têm um grupo de reciclagem e renovação, seja internamente ou por meio de um parceiro. Mas tem sido difícil vender equipamentos usados porque os clientes querem comprar com garantia e suporte, diz Middleton.

Atualmente, a IDC constata que as organizações estão comprando equipamentos usados para aumentar a capacidade, em vez de usá-los como parte de uma atualização de equipamentos, e os fornecedores estão oferecendo garantias.

“Isso aumenta a capacidade sem fazer uma atualização completa, o que faz com que o senhor economize dinheiro. Os fornecedores estão oferecendo equipamentos recondicionados com garantia total, o que permite que o fornecedor ainda tenha um relacionamento com o cliente”, diz Middleton.

Mesmo que o senhor não esteja comprando usado, é uma boa ideia vender seu equipamento antigo em vez de descartá-lo.

“Se o senhor não tiver um plano para [end of life] ativos, isso pode lhe custar dinheiro. Se o senhor reciclar e trocar o equipamento, receberá dinheiro de volta que poderá reinvestir em novos equipamentos”, diz Middleton. “As histórias que ouvimos há anos de empresas com ativos antigos é que elas não sabem o que fazer com eles. Bem, o senhor pode vendê-los e usá-los para investir em sua próxima infraestrutura.”