Não se trata apenas de dobrar a largura de banda por porta. A Mellanox está triplicando o número de portas em um único dispositivo, o que, em teoria, permitirá que uma plataforma de switch conecte todo o data center. A Mellanox disse que os usuários do NDR 400 Gbps InfiniBand podem ver uma economia de custo de rede de 1,4 vezes e uma economia de energia de até 1,6 vezes para os data centers.
AMD se recupera
Boas e más notícias para a AMD. Sua participação nos principais supercomputadores que usam suas CPUs quase dobrou, passando de 11 na lista TOP500 de junho para 21 na lista atual. O crescimento veio de novos sistemas com processadores EPYC de segunda geração, que vêm com insanos 64 núcleos.
O lado negativo é que a AM não consegue se impor contra a Nvidia na GPU. Apenas um dos 500 maiores usava GPUs AMD Radeon. Até mesmo o Xeon Phi da Intel, que foi descontinuado, teve um desempenho melhor com três sistemas na lista.
Mas a AMD não está desistindo. Na segunda-feira, ela revelou sua nova GPU de servidor Instinct MI100, chamando-a de “acelerador HPC mais rápido do mundo para pesquisa científica”, com mais de 10TFLOP para desempenho de ponto flutuante de precisão dupla. A AMD diz que melhora o desempenho de ponto flutuante de meia precisão para cargas de trabalho de treinamento de IA em quase sete vezes em relação à geração anterior de aceleradores da empresa.
O MI100 vem com uma tecnologia chamada Matrix Core, uma parte da nova arquitetura CDNA da AMD que foi projetada para cargas de trabalho de HPC e aprendizado de máquina. Futuras iterações da arquitetura serão usadas em suas GPUs Instinct de próxima geração.
A mais recente tentativa da Intel em GPUs
A Intel espera que a terceira vez seja a melhor para as GPUs. Ela contratou Raja Koudri, o projetista da GPU Radeon da AMD, para ser seu arquiteto-chefe desta vez, portanto, certamente não tem desculpa para falhas técnicas.