Lembre-se de que o GreenLake (e o Dell On Demand e o Lenovo TruScale Infrastructure Services) são a alternativa para a aquisição de hardware inicial. Em vez de comprar imediatamente, o cliente paga uma taxa de uso mensal – um leasing – e tem a opção de o fornecedor gerenciar o hardware. Quando o aluguel termina, em vez de o cliente ter que se desfazer do hardware, o fornecedor o recebe de volta.
A HPE está fazendo de tudo para apoiar o GreenLake. Em 2019, ela anunciou planos para que todo o hardware da HPE esteja disponível por meio do GreenLake até 2022. A HPC parece uma escolha estranha porque, ao contrário dos aplicativos de TI tradicionais, ela é executada constantemente a todo vapor. Em um cenário com medição, isso pode aumentar rapidamente.
Mas Peter Ungaro, vice-presidente sênior e gerente geral da High Performance Computing & Mission Critical Solutions da HPE, diz que há dois fatores que ajudam a economizar dinheiro.
“O primeiro é que os sistemas menores de HPC e IA não costumam ser executados com utilização total, pois a demanda por eles é menor do que a dos sistemas grandes”, disse ele por e-mail. “Além disso, os clientes podem querer criar um protótipo, digamos, de um aplicativo de IA, e então o uso desse aplicativo será ampliado com o tempo, à medida que eles passarem para a produção e tiverem volumes de dados maiores.”
“Em segundo lugar, também temos clientes que precisam de capacidade excedente de ‘explosão’ de tempos em tempos, que normalmente não seria utilizada no dia a dia. Esses dois tipos de clientes se beneficiarão muito com o TCO dessa solução”, disse ele.
Além disso, como se trata de um serviço gerenciado, os clientes que não têm as habilidades, as instalações ou o orçamento para usar sistemas avançados de HPC ou IA podem aproveitar essa tecnologia da mesma forma que as grandes corporações ou instituições governamentais, acrescentou.