O senhor não está imaginando coisas, há uma séria escassez de chips

Acrescente a isso o caos no transporte causado pela Covid-19. Com todo mundo ficando em casa e fazendo pedidos na Amazon, os transportadores sofreram uma pressão tremenda. The Wall Street Journal relatou no mês passado, que a UPS ordenou que seus motoristas parassem de pegar pedidos de vários varejistas, sendo um deles a Newegg.

Mas a situação vai além disso. Jim McGregor, da Tirias Research, me disse que há peças paradas em contêineres de carga em docas de todo o mundo e ninguém para pegá-las.

O verdadeiro problema, segundo ele, é a escassez de produtos químicos necessários para a fabricação de componentes. Parte disso se deve à demanda por todos os lançamentos de novos produtos, mas também houve um aumento na demanda no segmento automotivo da China. “Muitas empresas estão fazendo pedidos em excesso devido à preocupação com a disponibilidade de peças. Quando o senhor tem a ilusão de falta de oferta, todos fazem mais pedidos”, ele me disse.

Dean McCarron, da Mercury Research, também disse que houve restrição de capacidade em substratos de wafer e de embalagem para chips, portanto os fabricantes de chips estão priorizando as peças. “É seguro dizer que estamos em um ambiente de escassez e que a demanda total do mercado não está sendo atendida”, ele me disse. “Sempre que os fabricantes estão enfrentando um ambiente restrito, os senhores constroem primeiro o que dá mais lucro, portanto, a parte inferior não tem prioridade.”

E os servidores são de alta prioridade. Eles são atendidos primeiro, não importa o que aconteça. Afinal, um Xeon é vendido por 10 vezes o preço de um Core i5.

O principal problema enfrentado pelo mercado de servidores é que estamos em um período de lentidão para o mercado de servidores, não de restrição de fornecimento. Os servidores têm um ciclo de construção/absorção em que as novas versões são lançadas na época dos novos chips da Intel e da AMD, há uma corrida de vendas e os novos proprietários levam algum tempo para instalar e executar seu novo hardware.