A redução das emissões baseia-se, em grande parte, na teoria de que os recursos de computação agregados nos data centers corporativos e de grande porte, especialmente nos data centers em nuvem, são mais eficientes. Essa eficiência pode resultar em capacidade de energia, resfriamento e utilização de servidor mais eficientes.
Não é uma teoria muito distante. Os provedores de hiperescala, como a AWS e o Google, tendem a usar o hardware muito mais rapidamente do que as empresas e, principalmente, as PMEs. Não é incomum que um provedor de nuvem em hiperescala aposente servidores depois de um ou dois anos e os venda usados, enquanto as empresas tendem a manter os servidores por cinco anos ou mais.
A IDC afirma que a maior oportunidade está nas áreas que geram mais emissões por quilowatt-hora. Os hiperescaladores americanos são excepcionalmente ecológicos e geralmente colocam seus data centers perto de recursos de energia hidrelétrica e eólica.
O mesmo não acontece na Ásia-Pacífico. A maioria de seus data centers é alimentada por usinas a carvão. A IDC disse que se os países da APAC abandonarem o carvão, poderão economizar mais da metade do total de emissões nos próximos quatro anos. Por outro lado, a Europa, o Oriente Médio e a África (EMEA) têm baixa emissão por quilowatt-hora, o que significa que gerarão apenas 10% da economia total.
A IDC também afirmou que, embora a mudança para fontes de energia mais limpas seja muito importante para reduzir as emissões, a redução do desperdício de energia também desempenhará um papel fundamental. Os data centers em nuvem estão fazendo isso por meio da redução da energia gasta em seu resfriamento e da otimização do ambiente físico. “O objetivo de um data center eficiente é ter mais energia gasta no funcionamento do equipamento de TI do que no resfriamento do ambiente onde o equipamento reside”, afirmou o relatório.
E isso é algo em que os hiperescaladores se destacam, pois cada dólar economizado com a eficiência energética vai para o resultado final. A eficiência energética não é tão importante para os data centers privados.