Para redes, as N-SKUs otimizadas para rede da Intel foram projetadas para oferecer suporte a ambientes de rede e otimizadas para várias cargas de trabalho e níveis de desempenho. A Intel afirma que esta geração de processadores Xeon Scalable oferece, em média, 62% mais desempenho em uma variedade de cargas de trabalho de rede e 5G amplamente implantadas em relação à geração anterior de processadores.
Para a borda inteligente, os novos processadores oferecem o desempenho, a segurança e os controles operacionais necessários para IA, análise complexa de imagem ou vídeo e cargas de trabalho consolidadas. A plataforma oferece até 1,56 vezes mais desempenho de inferência de IA para classificação de imagens do que as gerações anteriores.
A Intel também está apostando alto na segurança, algo que o AMD Epyc tem desde sua primeira geração. Em um briefing online com a imprensa, Navin Shenoy, vice-presidente executivo e gerente geral do Data Platforms Group da Intel, falou sobre o novo Software Guard Extension (SGX) do Xeon, que permite que a CPU transforme partes da memória de um servidor em “enclaves” seguros, armazenando dados confidenciais, como chaves de criptografia. Os dados em enclaves seguros são inacessíveis a outros aplicativos em execução no mesmo servidor, mesmo que eles tenham acesso total em nível de administrador à máquina.
O novo Xeon também tem aceleração de criptografia integrada, apropriadamente chamada de Intel Crypto Acceleration. Ele oferece melhorias de desempenho nos principais algoritmos criptográficos, como AES, SHA e GFNI, para permitir a criptografia em tempo real sem afetar o desempenho.
Embora o Ice Lake tenha sido lançado oficialmente hoje, a Intel já vendeu mais de 200.000 unidades para os primeiros clientes. OEMs como Cisco, HP Enterprise, Dell e Lenovo foram os primeiros a anunciar o suporte ao novo Xeon Scalable e, sem dúvida, muitos outros também o farão.