O HDD não vai morrer tão cedo
Mesmo com a mudança para um mundo SSD, os discos rígidos têm seu lugar, ou seja, a grande capacidade. É claro que existem SSDs de 8 TB. Elas também são extremamente caras. Os HDDs estão atingindo a barreira dos 20 TB por muito menos do que um SSD equivalente, portanto, é improvável que a BackBlaze ou outras empresas de armazenamento em nuvem migrem rapidamente para os SSDs.
E embora os HDDs sejam lentos, o senhor também não deve descartar essa possibilidade. Por exemplo, o Mach.2 HDD da Seagate usa duas mecânicas de cabeça de unidade separadas para duplicar a atividade de leitura/gravação. A Seagate anunciou recentemente que seus discos rígidos Mach.2 podem atingir até 524 MB/s de E/S, que é a velocidade de um SSD SATA. O Mach.2 está sendo distribuído para os principais clientes, portanto, a disponibilidade geral deve estar próxima.
A especificação SATA não foi atualizada em 12 anos, o que, no setor de tecnologia, a qualifica como abandonada. Ao mover os HDDs para PCIe/NVMe, os barramentos SATA e SAS podem ser efetivamente removidos da placa-mãe e liberar espaço. Isso não acontecerá da noite para o dia, é claro, mas pode e deve acontecer.