“Se Jen-Hsen [Huang, Nvidia CEO] fizesse algo para favorecer a Nvidia, isso prejudicaria irreparavelmente a Arm, o que não é seu objetivo. Isso joga a favor do RISC-V”, disse Bob O’Donnell, presidente da TECHnalysis Research.
Sim, há preocupações com relação à competitividade”, disse Jim McGregor, analista principal da Tirias Research, “mas, na minha opinião, seria tolice mexer com a posição da Arm no mercado, e todo o seu valor é ser um IP aberto de terceiros”. [intellectual property] de terceiros. Se o senhor tirar isso, a Arm não terá valor algum”.
Kevin Krewell, também da Tirias, acha que o problema é um pouco mais sutil e pessoal, e não comercial. Embora a maioria dos CEOs de tecnologia seja moderada e moderada em público, ocasionalmente há alguns, como o falecido Steve Jobs, Marc Benioff, da Salesforce, e Huang, que têm toda a sutileza de uma marreta. Isso pode ser prejudicial para Huang.
“Todos que competem com Jen-Hsen sabem que ele é um concorrente duro. Por mais que ele diga que precisa jogar limpo ou isso prejudicará a Arm, ele não conseguiu a confiança do ecossistema da Arm. Tudo se resume à personalidade”, disse Krewell.
Por sua vez, a Nvidia promete continuar lutando. “À medida que avançamos para a próxima etapa do processo da FTC, continuaremos a trabalhar para demonstrar que essa transação beneficiará o setor e promoverá a concorrência”, disse um porta-voz em uma declaração por e-mail.
“A Nvidia investirá em P&D da Arm, acelerará seus roteiros e expandirá suas ofertas de forma a aumentar a concorrência, criar mais oportunidades para todos os licenciados da Arm e expandir o ecossistema da Arm. A Nvidia tem o compromisso de preservar o modelo de licenciamento aberto da Arm e garantir que seu IP esteja disponível para todos os licenciados interessados, atuais e futuros.”