“A Microsoft também se beneficiou do fato de ter relacionamentos empresariais existentes por meio de seus produtos de servidor e software, em todas as regiões e países. Portanto, é uma combinação de foco, apoio financeiro e uma marca mundial que funciona bem com as empresas”, ele me disse.
A participação de mercado global do Google é de cerca de 10% do mercado de serviços em nuvem no quarto trimestre de 2021, seguida pelo Alibaba da China, com 6% de participação de mercado.
As duas categorias que estão mudando para o lado negativo são “outros” e IBM, que passou de aproximadamente 8% de participação em 2017 para 4% de participação em 2021.
Mas os números podem enganar. Dinsdale disse que a IBM ainda está aumentando suas receitas de nuvem, apenas a uma taxa de crescimento que está muito abaixo da Amazon, Microsoft e Google. Portanto, a IBM não está perdendo terreno, por si só, no departamento de receita, apenas não está ganhando terreno tão rápido quanto os outros.
O mesmo se aplica às empresas da categoria “outros”. Entre as que vêm perdendo participação de mercado de forma constante estão Oracle, Salesforce, NTT, Fujitsu e Rackspace. Como a IBM, todas continuam a aumentar suas receitas, mas não tão rapidamente quanto os líderes de mercado ou o mercado em geral, escreveu Dinsdale.