Intel anuncia novos roadmaps para CPUs Xeon e GPUs Xe

A próxima geração de processadores Xeon é conhecida como Sapphire Rapids e deve ser lançada no final deste ano. Depois do Sapphire Rapids, a Intel entregará o Emerald Rapids em 2023 e o Granite Rapids em 2024. A segunda geração de todos os novos processadores Xeon que usam núcleos eficientes é chamada Sierra Forest e chegará em 2024.

Em relação aos supercomputadores, a Intel anunciou uma nova arquitetura chamada Falcon Shores, que combinará uma CPU Xeon e uma GPU Intel Xe em um único processador Xeon. A Intel afirma que o Falcon Shores proporcionará cinco vezes mais desempenho por watt, cinco vezes mais densidade de computação em um soquete x86 e cinco vezes mais capacidade de memória e largura de banda em comparação com a atual geração de produtos da Intel. Mas o senhor não espera vê-lo até pelo menos 2024.

Codificador de áudio baseado em GPU

Aqui está um novo uso para as GPUs: A Intel anunciou o Arctic Sound-M, que, segundo a empresa, é a primeira GPU do setor a incluir um codificador AV1 baseado em hardware para processamento de mídia.

A GPU se concentrará em quatro áreas: transcodificação de vídeo, jogos em nuvem, infraestrutura de desktop virtual (VDI) e análise de IA de mídia. Em uma apresentação de vídeo separada, Raja Koduri, chefe do Accelerated Compute Systems and Graphics Group da Intel, disse que as necessidades de transcodificação de mídia, juntamente com jogos em nuvem, análise de mídia em tempo real e virtualização, estão sendo atendidas por vários chips discretos atualmente.

“Até o momento, não existe uma solução de mídia de hardware-software que atenda coletivamente aos requisitos de densidade de qualidade e latência”, disse ele.

Para transcodificação de vídeo, a Intel disse que a Arctic Sound-M terá capacidade para oito fluxos simultâneos de 8K e mais de 30 fluxos simultâneos de 1080p. Para infraestrutura de desktop virtual, a GPU será capaz de fornecer mais de 60 funções virtualizadas e, em jogos na nuvem, terá a capacidade de transmitir mais de 30 sessões de jogos ao mesmo tempo. Para análise de IA de mídia, Koduri afirma que a GPU será capaz de realizar 150 trilhões de operações por segundo.