Nvidia apresenta a plataforma Spectrum-4 para IA e HPC via Ethernet

O Spectrum-4 foi projetado para resolver o problema. “O que fizemos foi construir uma malha Ethernet acelerada que realmente pode acomodar esses fluxos de elefantes e gerenciá-los com eficiência”, disse ele.

A resposta da Nvidia é o roteamento adaptativo que analisa o congestionamento dentro da rede e direciona o tráfego de acordo para lidar com cargas de trabalho massivas de forma mais eficiente, disse ele. “Por isso, chamamos isso de rede Ethernet acelerada.”

Os switches Spectrum-4 também permitem precisão de tempo de nanossegundos, o que, segundo a Nvidia, representa uma melhoria de cinco a seis ordens de magnitude em comparação com os data centers típicos, baseados em milissegundos. Eles também aceleram, simplificam e protegem a malha de rede com largura de banda por via 2x mais rápida, 2x mais portas, 4x menos switches e consumo de energia 40% menor em comparação com a geração anterior.

Deierling disse que acredita que há uma possível história de consolidação aqui, mas que as organizações provavelmente também expandirão sua infraestrutura de rede. “Um bom exemplo é que algumas de nossas plataformas atuais têm nove de nossos adaptadores Connect-X dentro delas. Portanto, eles estão fornecendo algo como 1,8 terabits por segundo. Agora, de repente, podemos ter o mesmo nível de largura de banda com quatro adaptadores. Assim, veremos caixas menores, veremos consolidação, mas também acho que veremos as pessoas se expandirem porque querem continuar e dobrar o desempenho”, disse ele.

Embora o Spectrum-4 seja destinado a HPC e IA, Deierling disse que ele tem uma aplicação mais ampla. “Mesmo para os bancos de dados tradicionais atuais, o senhor deseja realizar análises de Big Data. Qualquer pessoa que esteja realmente administrando seus negócios de maneira cuidadosa está adotando o Big Data e a análise de dados. E basta mover uma tonelada de dados, seja um aplicativo de IA ou um aplicativo de análise de dados, o senhor deve coletar e usar todos os seus dados e sintetizá-los em inteligência de negócios”, disse ele.

E a boa notícia é que usar os SDKs da NVIDIA significa que os aplicativos existentes não precisarão ser modificados para aproveitar ao máximo os benefícios de desempenho.