Ele diz que a Alibaba agora tem uma presença substancial na nuvem em Hong Kong, Indonésia, Malásia, Índia e Cingapura, mas ainda obtém a grande maioria de suas receitas da China e de Hong Kong.
“Se os serviços baseados em Arm da Alibaba são um forte concorrente da AWS em termos tecnológicos, a AWS deve se preocupar? Bem, mesmo na região APAC, excluindo a China, as receitas de nuvem da AWS são várias vezes maiores que as da Alibaba. Portanto, não imagino que a AWS esteja perdendo o sono”, disse ele por e-mail.
Azure abraça a Arm
Demorou um pouco, mas o Microsoft Azure agora oferece uma prévia de instâncias baseadas em Arm, algo que a AWS oferece desde o ano passado.
Um possível motivo para o atraso por parte da Microsoft é o fato de ela ter usado um processador diferente. O processador Arm da AWS é o Graviton, um chip caseiro desenvolvido pela Amazon. A Microsoft, por outro lado, está usando o processador Altra da Ampere, a startup liderada pela ex-executiva da Intel, Renee James.
Paul Nash, chefe de produto da Azure Compute Platform, disse que as instâncias Arm podem alcançar um preço-desempenho até 50% melhor do que as máquinas virtuais (VMs) comparáveis baseadas em x86 para cargas de trabalho de expansão, que é o que a Microsoft está almejando com as instâncias Arm. Essas cargas de trabalho incluem servidores da Web, servidores de aplicativos, bancos de dados de código aberto, aplicativos nativos da nuvem, aplicativos .NET, aplicativos Java e muito mais.
“A demanda por capacidade de computação para sustentar a modernização dos negócios e as iniciativas de transformação digital continua a crescer. As organizações estão enfrentando um conjunto complexo de desafios à medida que implementam uma ampla gama de cargas de trabalho globalmente, da borda à nuvem. Há também a necessidade de uma nova geração de soluções de computação nativa em nuvem operacionalmente eficientes que possam atender a essa demanda sem um crescimento maciço no espaço ocupado pela infraestrutura e no consumo de energia”, disse Nash em um post de blog anunciando as instâncias.