As duas unidades usam a tecnologia OptiNAND da Western Digital, lançada no ano passado. O OptiNAND adiciona memória flash NAND a um disco rígido para atuar como um cache e melhorar o desempenho da unidade, principalmente ao gravar grandes blocos de dados. O OptiNAND também protege os caches de gravação gravando dados com segurança no disco, mesmo no caso de um desligamento de emergência.
A Western Digital também apresentou vários novos SSDs, muitos deles para consumidores. Para empresas, a WD anunciou o SSD SN650 com até 15,36 TB se o senhor o adquirir no formato E1.L “ruler”. Esse formato é chamado de “régua” porque se parece com uma régua; mede cerca de 30 cm de comprimento e uma polegada de largura. Ele também está disponível em um design tradicional de 2,5 polegadas, já que nem todos os servidores suportam uma unidade de régua. Além disso, a WD não divulgou especificações ou detalhes. A empresa disse que espera iniciar as remessas no segundo semestre deste ano.
Por fim, a subsidiária da WD, a SanDisk, apresentou o ecossistema de SSD modular SanDisk Professional Pro-Blade. Esse é um sistema de armazenamento empresarial, mas tem origem no consumidor. Ele foi projetado para a troca de vários dispositivos de armazenamento portáteis super-rápidos, chamados Pro-Blade SSD Mags.