Nvidia anuncia projetos de referência de HPC e de borda, planos de resfriamento líquido

A Nvidia já tem seis fornecedores parceiros alinhados para lançar sistemas no primeiro semestre do próximo ano: Asus, Foxconn, Gigabyte, QCT, Supermicro e Wiwynn.

Resfriamento líquido para GPUs

No que diz respeito ao resfriamento, a Nvidia está reconhecendo o que os jogadores já sabem há algum tempo: Suas GPUs esquentam muito, e resfriamento a água é uma alternativa viável ao resfriamento a ar.

A atual GPU da série 3000 da Nvidia, resfriada a ar, tem até três polegadas de espessura. A placa real com a GPU tem apenas alguns milímetros de espessura, sendo que o dissipador de calor e a ventoinha fazem a diferença, tornando-os extremamente pesados e difíceis de inserir em um espaço apertado.

Portanto, a Nvidia está seguindo uma sugestão dos livros de jogo dos gamers hard-core: Ela está removendo o dissipador de calor e a ventoinha e substituindo-os por um bloco de água muito mais fino, semelhante ao tecnologia de resfriamento a água usada nas CPUs. A água é canalizada, resfria o bloco de água sobre o processador e, em seguida, é bombeada para ser resfriada. (Veja um exemplo disso aqui.)

O resultado é uma placa PCIe com refrigeração líquida para a principal GPU de servidor atual da Nvidia, a Ampere A100que estará disponível no terceiro trimestre deste ano. A Nvidia tem um plano semelhante para a sucessora da A100 anunciada recentemente, a H100 com Hopper, prevista para o próximo ano. Espera-se que mais de uma dúzia de fabricantes de servidores ofereçam suporte à placa PCIe A100 com refrigeração líquida ainda este ano, incluindo ASUS, Gigabyte, Inspur e Supermicro.

O bloco de água é muito mais fino que o dissipador de calor, e isso é fundamental. Os dissipadores de calor são tão grandes que bloqueiam o slot PCI Express logo ao lado. Com o water block, é possível colocar uma segunda placa no sistema.