Ter o dobro da largura de banda significa que mais dados podem ser alimentados para tarefas exigentes, como IA, aprendizado de máquina e aplicativos de computação de alto desempenho. O PCI-SIG disse que o PCIe 7.0 é voltado para Ethernet 800G, IA/ML, nuvem e computação quântica, além de usos intensivos de dados, como data centers em hiperescala.
O PCIe 7.0 também apresenta sinalização de Modulação de Amplitude de Pulso com 4 níveis (PAM4). O PCI SIG adicionou o PAM4 à especificação do PCIe 6.0 como um substituto para a amplitude non-return-to-zero (NRZ). A codificação NRZ tinha apenas dois níveis de amplitude por pulso durante um ciclo de clock, enquanto a PAM4 tem quatro, de modo que o PCIe 6 e 7 dobrará a quantidade de dados codificados em cada ciclo.
O PCIe foi criado para substituir os slots de placa de vídeo AGP, e agora todas as placas de GPU são baseadas em PCIe. Mas as atualizações e revisões mais recentes têm como objetivo obter o máximo de desempenho das unidades de estado sólido (SSDs).