Micron lança SSDs de alta densidade baseados em SATA para data centers

O SATA III é mais do que suficiente em casos de uso modestos. Por exemplo, uma Ethernet de 50 gigabits composta por duas portas de 25 Gb/s pode ser facilmente preenchida com dados por 12 unidades SATA. Isso é cerca de metade do número de unidades que cabem em uma matriz de armazenamento de 2U quando se usa o formato padrão de unidade de 2,5 polegadas, diz Alvaro Toledo, vice-presidente e gerente geral de armazenamento de data center da Micron.

Portanto, para funções básicas, como armazenamento de arquivos e aplicativos de linha de negócios, o SATA faz o trabalho muito bem. Para HPC e modelagem de IA, o senhor usaria uma matriz de armazenamento baseada em PCIe. “Tudo se resume à ferramenta certa para o trabalho”, disse Toledo. “Não vou dizer ao senhor que as cargas de trabalho de alto desempenho do tipo IA estão usando SATA.”

Para isso, a Micron está lançando um SSD SATA TLC NAND de 176 camadas, a linha Micron 5400. TLC significa que as células de memória nos chips flash NAND contêm três bits cada. Existe um flash NAND de densidade mais alta, o QLC, com quatro bits por célula, mas ele tem uma classificação de durabilidade muito mais baixa do que o TLC.