Além dos ganhos de densidade, o NAND de 232 camadas oferece velocidade de E/S de 2,4 GB/s, o que representa 50% a mais do que o atual produto de 176 camadas da Micron; 100% a mais de largura de banda de gravação e até 77% a mais de largura de banda de leitura do que o chip de 176 camadas; e um pacote 28% menor do que as gerações anteriores de chips NAND da Micron. A resistência de leitura/gravação não foi divulgada. (Relacionado: Micron lança SSDs de alta densidade baseados em SATA para data centers)
Kioxia lança unidades baseadas em PCIe 5
A Kioxia (antiga Toshiba) está enviando um SSD empresarial CM7 com o barramento PCIe 5, o dobro da velocidade da unidade CM6 anterior que usa o barramento PCIe 4, mais lento.
O barramento PCIe 5 funciona com uma largura de banda de 4 GB/s/lane, o dobro da velocidade da unidade PCIe 4. Mas o senhor precisa de uma nova CPU para usá-lo. O PCIe 5 está disponível no próximo processador de servidor Sapphire Rapids Xeon da Intel e no próximo processador da era Genoa da AMD.
O CM7 vem em um formato de 2,5 polegadas, que é padrão para matrizes de armazenamento 2U e formatos EDSFF E3.S. Esse é o formato longo e fino, às vezes chamado de formato “régua” devido à sua semelhança com uma régua.
Ele é construído com NAND 3D BiCS gen 5 de 112 camadas no formato TLC (3bits/célula), o que parece um pouco atrasado em relação ao que a Micron está fazendo, mas o CM6 usava flash de 96 camadas. O CM7 oferece unidades com capacidade de 1,6 TB, 3,2 TB, 6,4 TB e 12,8 TB.
A Kioxia forneceu ao CM7 recursos empresariais como portas duplas para aplicativos de alta disponibilidade, proteção contra queda de energia, suporte a CG-Opal SED em conformidade com FIPS-140-3 (criptografia aprovada pelo governo) e Single Root I/O Virtualization (SRIOV).