Com os compiladores InspireSemi, o código baseado em CPU existente em C++, por exemplo, pode ser recompilado para o Thunderbird sem modificações. “Literalmente, com essa coisa, o senhor pode compilar em uma tarde”, disse Norton.
O suporte a Fortran do Thunderbird tem apelo para agências federais, incluindo a comunidade de inteligência, bem como para Wall Street, disse Norton. “Eu não sabia quanto Fortran eles ainda tinham e como é difícil contratar pessoas. E se o senhor começar a tentar transferir o código Fortran para CUDA, que Deus o ajude”, disse ele.
Outra vantagem que a InspireSemi afirma ter é o menor consumo de energia. Por exemplo, o próximo GPU Hopper da Nvidia consumirá até 700 watts. As placas Thunderbird, com dois chips, consumirão 350 watts. Entretanto, isso não leva em consideração o desempenho por watt, que não será mensurável até que o Thunderbird possa ser testado em silício no próximo ano. No momento, a InspreSemi está produzindo o Thunderbird, o que significa que está produzindo silício físico dos chips neste trimestre, e as placas PCIe chegarão no início do segundo trimestre do próximo ano.
O Thunderbird será fabricado pela TSMC usando um nó de processo de 12nm. A TSMC está bastante atrasada nos nós de processo mais baixos (5nm e 7nm), mas Norton disse que a TSMC poderia fornecer a eles todo o suprimento necessário em 12nm.