Os testes foram realizados em cooperação com a Ericsson, a VMware e uma operadora sem fio norte-americana não identificada.
Os melhores resultados dos testes indicaram que a transferência de tarefas específicas de rede para uma DPU BlueField reduziu o consumo de energia em até 34% – até 247 Watts por servidor. E isso poderia reduzir o número de servidores necessários em determinados data centers, diz a Nvidia.
O quanto isso se traduz em economia em dólares depende do preço da eletricidade e da eficácia do uso de energia (PUE) do data center, diz a Nvidia. A PUE é a relação entre a energia total consumida por um data center e a quantidade usada para alimentar o equipamento de rede dentro dele.
No entanto, é improvável que os data centers ganhem dinheiro se livrando dos servidores, disse Badan. “Na realidade, o que acontecerá é que, em vez de a maioria das empresas dizer: ‘Vou devolver cinco servidores de que não preciso’, a maioria das pessoas irá redirecionar esses servidores para outras cargas de trabalho”, disse ela.
Ainda assim, a economia de energia pode ajudar as organizações a cumprir suas iniciativas ecológicas/ESG
Mas se optarem por economizar nos servidores, isso poderá ajudar as empresas com suas iniciativas ambientais, sociais e de governança, disse Badani. “Economizar núcleos significa, em última análise, economizar servidores, para que o senhor não precise da capacidade originalmente necessária para essas mesmas cargas de trabalho”, disse ela.