A segunda configuração é chamada de modo plano HBM, que combina o HBM no pacote da CPU com cartões de memória DDR5 padrão no sistema. Tanto com o HBM quanto com o DDR, o software precisa ser otimizado para mover dados entre essas diferentes regiões de memória.
A terceira configuração é o modo de cache do HBM, no qual o HBM atua como um cache para a memória DDR no sistema. Nesse modo, não são necessárias alterações no código do software. “O senhor pode querer fazer alguns ajustes para utilizar esse cache muito grande que tem agora, mas não precisa fazer isso quando obtém benefícios imediatos”, disse McVeigh.
GPU Max
A GPU Max também vem em três configurações: os modelos 1100, 1350 e 1550. A 1100 é uma placa PCIe de largura dupla de 300 watts com 56 núcleos Xe e 48 GB de memória HBM2e. Várias placas podem ser conectadas por meio de pontes Intel Xe Link.
As outras duas configurações empregam o módulo acelerador do Open Compute Project (OCP), conhecido como OAM, que é uma interface alternativa mais rápida para as placas PCIe.
A GPU 1350 é um módulo OAM de 450 watts com 112 núcleos Xe e 96 GB de HBM. A GPU 1550 é um módulo OAM de 600 watts com 128 núcleos Xe e 128 GB de HBM.
A placa PCI Express é excelente para uso em um servidor padrão e até mesmo em sistemas de estação de trabalho, mas os módulos OAM são realmente voltados para ambientes de maior densidade, disse McVeigh. Ele disse que a Intel tem uma série de projetos de sistemas sendo desenvolvidos por OEMs e fornecedores de soluções de sistemas, que lançarão servidores com OAM a partir de 2023.