HPE lança supercomputadores para as empresas

A HPE disse que oferecerá blades de computação para o XD2000 e o EX2500 com o Xeon Scalable de 4ª geração da Intel (também conhecido como Sapphire Rapids) e as CPUs Epyc 4 Genoa da AMD.

O XD6500 é uma plataforma 5U com até oito GPUs Hopper H100 da Nvidia, o que o torna semelhante ao servidores DGX da Nvidia. O XD6500 destina-se a cargas de trabalho avançadas, incluindo modelagem, simulação e IA. Assim como o XD2000, ele é uma reformulação de um produto antigo da Apollo.

Com oito processadores Hopper, não é de se surpreender que o XD6500 seja voltado para o mercado de IA e para o ambiente de desenvolvimento de aprendizado de máquina para ajudar os cientistas de dados a desenvolver essas cargas de trabalho de IA.

Além do hardware, os supercomputadores vêm com o HPE Slingshot, uma interconexão Ethernet de alta velocidade, o Cray Clusterstor E1000 para fornecer armazenamento expandido com classificação inteligente por níveis, e o HPE Cray Programming Environment, que oferece um conjunto de software totalmente integrado com compiladores e ferramentas de desenvolvimento.

Kleyn disse que os servidores Cray estão um passo acima dos servidores ProLiant recém-anunciados graças ao resfriamento líquido. O resfriamento líquido permite uma pegada de servidor mais densa, “o que significa que o senhor não tem tantos cabos ópticos passando pelo data center para unir tudo isso. Assim, o senhor pode uni-los mais firmemente e obter maior desempenho a um custo menor”, disse ele.

Os servidores Cray XD e EX com processadores AMD Epyc já estão disponíveis, com o Intel Xeon Scalable chegando lentamente ao mercado à medida que a Intel aumenta a produção. Eles estão disponíveis para compra direta e por meio do modelo de consumo GreenLake.