A Nvidia e outras empresas prometem usar os novos processadores Intel Xeon

Intel sob demanda

A Intel também forneceu mais informações sobre seu Intel On Demand serviço. Os novos processadores Xeon Scalable são fornecidos com mecanismos de processamento especiais integrados, mas que exigem uma licença para serem acessados.

O serviço inclui uma API para solicitar licenças e um agente de software para provisionamento de licenças e ativação dos recursos da CPU. O cliente tem a opção de comprar os recursos On Demand no momento da compra ou após a compra como um upgrade.

A Intel está trabalhando com alguns parceiros para implementar um modelo de adoção de medição no qual os recursos On Demand podem ser ativados e desativados quando necessário e o pagamento é baseado no uso em vez de uma licença única.

IA em toda parte

Há muito tempo, a sabedoria convencional diz que as cargas de trabalho de IA e aprendizado de máquina são mais bem executadas em uma GPU, mas a Intel quer tornar a CPU igual à GPU, mesmo enquanto prepara sua própria GPU para o data center.

Os novos processadores Xeon vêm com vários aceleradores de IA, e a Intel está lançando um kit de ferramentas de software chamado AI Software Suite, que oferece ferramentas comerciais e de código aberto para ajudar a criar, implantar e otimizar cargas de trabalho de IA.

Um componente importante dos novos Xeons é a integração do Intel Advanced Matrix Extensions (AMX), que, segundo a Intel, pode proporcionar um aumento de dez vezes no desempenho da inferência de IA em relação aos processadores Xeon de terceira geração da Intel.