Como ele se baseia no hardware do mainframe em vez do x86, o LinuxONE tem vários recursos exclusivos que não são encontrados em um servidor x86. Esses recursos incluem a atribuição de memória do Integrated Facility for Linux (IFL), que fornece configurações de hardware mais adequadas para a carga de trabalho; integração com rede privada para segurança avançada; e a capacidade de monitorar a instância bare-metal por meio da integração com a tecnologia de segurança Activity Tracker da IBM.
Esses módulos de segurança integrados tornaram o LinuxONE particularmente popular nos círculos de computação confidencial, disse Steve Dickens, vice-presidente e líder de prática na prática de nuvem híbrida da Futurum Research. A IBM está ganhando contratos de blockchain para proteger ativos digitais, graças ao seu gerenciamento avançado de chaves para criptografia, disse ele.
“O chip Telum oferecido por meio da nuvem é uma proposta profundamente atraente por uma série de razões”, disse ele. “Todos os outros provedores de nuvem têm hardware de commodity executando x86. A capacidade de executar uma arquitetura de chip de alto desempenho representa uma série de oportunidades para cargas de trabalho altamente regulamentadas, como as do setor bancário.”