Um mercado emergente está na região central de Ohio, perto da cidade de Columbus. Google, Facebook e Amazon construíram instalações lá recentemente.
Antes de tudo, os locais dos data centers são escolhidos com base em dois critérios específicos: disponibilidade de energia barata e ampla e disponibilidade de ampla largura de banda de rede, disse Ashish Nadkarni, vice-presidente do grupo e gerente geral de sistemas de infraestrutura, plataformas e tecnologias da empresa de pesquisa IDC.
Os custos imobiliários também são importantes e, no passado, a zona rural da Virgínia não era muito cara. Mas esse não é mais o caso. “Tenho certeza de que o setor encontrará uma solução. Não acho que o céu esteja caindo ainda, mas se as construções ficarem mais caras, o senhor verá os provedores aumentarem os custos”, disse Nadkarni.
Os locais que ganham em termos de largura de banda de rede, disponibilidade de energia e custos imobiliários se tornarão o próximo ponto quente para a construção de data centers, acrescentou. A localização de um data center não fará muita diferença para os clientes, além de talvez terem que dirigir mais longe para visitar uma instalação.