A Lenovo está planejando um grande impulso na IA com um investimento de US$ 1 bilhão em novo hardware e software nos próximos três anos. Seu foco em IA não está apenas no data center, onde está grande parte da ação, mas também na borda. Para isso, a empresa anunciou dois novos servidores de borda projetados especificamente para o processamento de IA.
O primeiro é o novo ThinkEdge SE360 V2, um servidor de borda projetado para fornecer desempenho de computação avançado para aplicativos de IA, como visão computacional, IA de voz e IA generativa. O ThinkEdge SE360 V2 é construído com processadores Intel e Nvidia com suporte para a plataforma de software AI Enterprise da Nvidia e a plataforma Cloud AI 100 da Qualcomm para processar cargas de trabalho intensas na fonte de dados. Ele apresenta um tamanho compacto e um fator de forma reforçado, projetado para suportar ambientes remotos e robustos.
O segundo novo servidor de borda da Lenovo é o ThinkEdge SE350 V2, projetado para nuvem híbrida e implementações modernas de HCI. Esse produto é mais voltado para o armazenamento, com alta capacidade de armazenamento associada ao processador Intel Xeon D, que é mais um processador de desempenho intermediário. Seu foco está na consolidação de cargas de trabalho, backup de dados, colaboração e fornecimento de conteúdo.