De acordo com os registros do tribunal, o técnico da Geek Squad, John “Trey” Westphal, encontrou uma imagem de “uma mulher branca, pré-púbere, totalmente nua, de joelhos e com as mãos em uma cama, com uma coleira marrom tipo gargantilha em volta do pescoço”. Westphal notificou seu chefe, que também era um informante do FBI, que alertou outro informante do FBI – bem como o próprio FBI.
Buscas sem mandados
O FBI praticamente garantiu que o caso será arquivado por seu comportamento, exceto por essa busca ilegal. De acordo com o advogado de defesa do Dr. Rettenmaier, os agentes realizaram duas buscas adicionais no computador sem obter os mandados necessários, mentiram para enganar um juiz federal para que autorizasse um mandado de busca em sua casa e, em seguida, tentaram encobrir seus erros ocultando inicialmente os registros.
Além disso, o arquivo foi encontrado no espaço não alocado da “lixeira”, o que significa que só poderia ser recuperado por meio de “entalhe” com ferramentas forenses sofisticadas. Carving (ou escultura de arquivos) é definido como a busca de arquivos ou outros tipos de objetos com base no conteúdo, e não nos metadados. É usado para recuperar arquivos antigos que foram excluídos ou danificados.