A única coisa que a Kaspersky não disse – nem respondeu à minha pergunta – é se essas máquinas tinham proteção adicional contra malware ou se dependiam apenas do Defender para se defender. Se for a última opção, tudo o que posso dizer é que essas pessoas foram muito estúpidas, pois até mesmo a Microsoft disse que o Defender não é suficiente e que o senhor precisa de proteção de terceiros.
O Windows Defender do Windows 7 protege apenas contra spyware
O fato é que o Windows 7 ainda é suportado pela Microsoft, enquanto o XP não é. O que aconteceu? Acontece que o problema está na versão do Windows Defender para o Windows 7. O Windows Defender do Windows 7, lançado em 2009, protege apenas contra spyware, que não é o caso do WannaCry. É um ransomware, que é uma criação relativamente nova. O Windows Defender para Windows 8.1 e 10 protege contra todos os tipos de software malicioso.
Portanto, se o senhor precisava de outra motivação para atualizar seu computador para o Windows 10, esta é uma boa motivação. É claro que um bom antimalware de terceiros nesses computadores pode ter ajudado.