A Flórida quer ser um grande anfitrião de instalações de data center

A Flórida tentou aprovar uma legislação semelhante em 2016, mas não conseguiu, então uma pequena equipe de especialistas em data center trabalhou com o governo local para aumentar a conscientização sobre os benefícios que esses projetos poderiam trazer.

Essa equipe incluiu Crystal Stiles, líder de desenvolvimento econômico da Florida Power & Light; Todd Weller, fundador da consultoria de tecnologia CyberXperts; e Lee Kestler, ex-executivo da DuPont Fabros e agora consultor da Kopeland Ventures, de acordo com a Datacenter Dynamics.

Como a Flórida se beneficiará?

Resta saber que tipo de benefícios a Flórida obterá com isso. Há alguns anos, quando a Apple anunciou planos de construir um enorme data center na zona rural da Carolina do Norte, os cidadãos locais ficaram entusiasmados com a grande instalação, mas depois ficaram desapontados quando souberam que seria empregaria apenas 50 pessoas. Os data centers operam em um modo “lights out” e só precisam de humanos para substituir o que quebra.

No entanto, a Flórida é a porta de entrada para a América Latina em mais de um sentido. Muitas conexões de Internet de alta velocidade para as Américas Central e do Sul passam pela Flórida, portanto, ela poderia servir como uma ponte bidirecional para o México, o Brasil e outras nações latino-americanas.

Resta saber o que eles atraem. A conta de refrigeração de um data center na Flórida parece terrível, sem mencionar a necessidade de desumidificar o local. O equipamento do data center pode suportar calor, mas não umidade. Eu preferiria colocar um data center no Arizona do que na Flórida, com sua umidade deformante.