A arquitetura PCIe 4.0 é voltada para o desempenho com eficiência energética, com recursos como tags e créditos estendidos para dispositivos de serviço, latência reduzida do sistema, marginação de pista, recursos RAS superiores, escalabilidade para pistas e largura de banda adicionais, bem como virtualização de E/S e integração de plataforma aprimoradas.
A especificação PCIe 4.0 também foi projetada com os principais aprimoramentos funcionais que preparam a especificação para o futuro, o que, segundo o SIG, acelerará o desenvolvimento de especificações futuras. E a especificação 5.0 será um grande impulso em termos de desempenho.
O PCIe 5.0 será quatro vezes mais rápido do que a especificação atual
O PCIe 5.0 oferecerá 64 GB/s de largura de banda de transferência unidirecional, o dobro do 4.0, o que o torna quatro vezes mais rápido do que a especificação atual e mais rápido do que a memória DDR4 ou até mesmo a tecnologia NVLink de alta velocidade da Nvidia. Isso significa que os dispositivos que a utilizam, principalmente GPUs e SSDs, poderão mover muito mais dados com muito mais rapidez.
Isso é importante porque os barramentos tendem a ser os pontos de estrangulamento na arquitetura x86. É como se uma rodovia de oito pistas de repente caísse para duas pistas. O que isso vai fazer com o tráfego pesado? Bem, é isso que uma placa de GPU passa com o barramento PCIe. As GPUs usadas em coisas como IA, aprendizado de máquina e supercomputação são todas conectadas a slots PCIe, e os SSDs mais rápidos usam PCIe. Portanto, um barramento PCIe mais rápido beneficia a todos.
Tarefas de uso intensivo de dados com conjuntos de dados maciços, como big data, análise, IA e realidade virtual, se beneficiarão disso. É claro que levará algum tempo para que esses produtos entrem no mercado e no data center. Se o PCI-SIG atingir sua meta de 2019 para a data de finalização do padrão, o PCIe 5.0 poderá estar no mercado em 2020 ou 2021. Depois, leva tempo para que o hardware antigo seja substituído. Isso significa 2021-22, na melhor das hipóteses. Até lá, quem sabe que tipos de GPUs e SSDs demoníacos da velocidade veremos.