A próxima grande novidade em discos rígidos pode ser o vidro

Os fabricantes de discos rígidos estão em uma grande luta pela sobrevivência. À medida que os SSDs aumentam em capacidade e diminuem de preço, os fabricantes de discos rígidos estão perdendo negócios no segmento de baixo custo. Apenas os laptops mais baratos não têm mais um padrão de SSD. E com SSDs de 1 TB a preços acessíveis no mercado, também é uma boa opção para a maioria dos desktops.

A solução foi aumentar tremendamente a capacidade, já que as pessoas estão gerando muito conteúdo atualmente. Esqueça os discos rígidos de 3 TB ou 6 TB, agora temos unidades de 12 TB e 14 TB chegando ao mercado. Para isso, é necessário amontoar muitos pratos de disco na caixa da unidade e usar hélio dentro da unidade para reduzir o atrito.

Mesmo assim, os fabricantes de unidades estão atingindo os limites da física. Mas uma empresa japonesa, a Hoya Corp, acha que tem a solução. A empresa disse ao Nikkei Technology acredita que os substratos de vidro, já usados em unidades de notebook de 2,5 polegadas, podem ser projetados para discos de desktop e servidores de 3,5 polegadas.