A falta de habilidades em nuvem pode custar dinheiro às empresas

Com as empresas usando atualmente uma média de oito serviços de nuvem diferentes, incluindo tecnologias de nuvem pública, como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure, bem como tecnologias de nuvem privada, como VMware e OpenStack, as empresas estão claramente convencidas da nuvem e de seus benefícios. Mas, a menos que adquiram as habilidades necessárias para aproveitá-la ao máximo, elas estão adicionando complexidade ao seu ambiente e não estão vendo seus benefícios.

O resultado é mais tempo sendo consumido na nuvem. Quase metade (44%) dos profissionais de TI disseram que estão gastando mais tempo do que esperavam inicialmente gerenciando as operações diárias de TI na nuvem. Os usuários mais intensos da tecnologia de nuvem também são mais propensos a sentir que estão gastando mais tempo gerenciando os serviços de nuvem de sua organização. Metade (50%) dos executivos de organizações com uso intenso de nuvem relatou que 15% ou mais do tempo de sua equipe é gasto no gerenciamento da nuvem. As empresas com uso menos intenso relataram que gastam menos tempo gerenciando a nuvem.

E não é de se admirar. As habilidades tradicionais de TI, como gerenciamento de servidores, Windows ou Linux, DBA ou Cisco, não são automaticamente transferidas para a nuvem. Só porque o senhor é um Microsoft MVP ou Cisco CCNA não significa que esteja pronto para gerenciar a AWS. De muitas maneiras, o senhor precisa começar do zero.