Cray escolhe processadores Cavium para supercomputadores baseados em ARM

A Cray escolheu o processador ThunderX2 da Cavium para seu primeiro supercomputador baseado em ARM, uma vitória e tanto para o pequenino, apenas uma semana depois que o gorila de 800 libras que é o A Qualcomm apresentou formalmente seu processador de servidor baseado em ARM, o Centriq.

O Cavium ThunderX2 é baseado na arquitetura Armv8-A de 64 bits e será usado no supercomputador Cray XC50. Os clientes da Cray terão um supercomputador completo baseado em ARM com todas as ferramentas de software da empresa, incluindo o Cray Linux Environment, o Cray Programming Environment e compiladores, bibliotecas e ferramentas otimizadas para Arm para executar as cargas de trabalho de supercomputação atuais.

“A adição de processadores ARM complementa a capacidade de nosso sistema de suportar uma variedade de processadores host e [it] oferece aos clientes um supercomputador exclusivo e de classe líder para computação, simulação, análise de big data e aprendizagem profunda”, disse Fred Kohout, vice-presidente sênior de produtos e diretor de marketing da Cray, em um comunicado.