O Facebook e a Amazon estão causando uma escassez de memória

Se o senhor notou um aumento considerável no preço da memória nos últimos meses, pode agradecer (ou culpar) a Amazon, o Facebook e o Google. A explosão do crescimento dos data centers em hiperescala é ótima se o senhor for um fornecedor de componentes para essas empresas, mas não tão boa se estiver comprando esses mesmos componentes.

De acordo com a DRAMeXchange, uma divisão da TrendForce, pesquisadora de mercado, o preço da DRAM para servidores continuará a subir, pois a oferta continua restrita no primeiro trimestre deste ano. O mercado de DRAM para servidores tem visto uma oferta restrita desde o terceiro trimestre do ano passado devido aos projetos de construção em massa do mercado de data centers, especialmente os data centers de hiperescala, que são maiores que um campo de futebol.

Isso fez com que a demanda por memória aumentasse além do esperado, levando a aumentos de preços. E a nova capacidade de produção não estará disponível até o segundo semestre do ano, resultando em uma oferta restrita e no aumento dos preços pelo menos no primeiro semestre deste ano, de acordo com a estimativa da TrendForce.