Cray se reúne com a AMD para novos supercomputadores

O sistema Epyc vem em um chassi 2U com quatro nós de soquete duplo. Cada processador tem 32 núcleos com hyperthreading para 64 threads por processador. Cada nó suporta dois slots PCIe Gen3 x 16 com capacidade de rede de 200 Gb e opções de HDD/SSD, e cada processador suporta oito canais de memória DDR4.

A Cray também oferecerá um CS500 de um nó para grandes configurações de memória, visualização e funcionalidade de nó de serviço.

O sistema Cray CS500 com processadores AMD Epyc estará disponível em geral no verão de 2018.

O processador Epyc é baseado no novo núcleo Zen, um redesenho completo que está dando à AMD um aumento de desempenho extremamente necessário. Por muito tempo, a AMD estava lançando processadores que mal eram competitivos com os mais novos da Intel, então a Intel lançava uma nova geração e deixava a AMD na poeira. Como resultado, seu negócio de servidores caiu para níveis quase indetectáveis.

Mas, nos últimos meses, a AMD acumulou grandes vitórias em servidores. Microsoft, Yahoo Japan e Baidu, da China, anunciaram planos de usar servidores com Epyc em seus serviços de nuvem. Além disso, Dell EMC revelou recentemente uma linha de servidores PowerEdge com Epyc de soquete único e duplo, e no ano passado a HP Enterprise anunciou planos para servidores ProLiant.