Separadamente, a Rackspace lançou uma oferta de nuvem bare-metal, competindo com a IBM, a Oracle e uma série de provedores de nuvem de segundo nível. Ofertas bare-metal significa que não há virtualização ou ambiente operacional. O cliente deve fornecer tudo, da camada do sistema operacional para cima.
A principal diferença entre o bare metal e os serviços de nuvem da Amazon, Microsoft e Google é que esses provedores de nuvem colocam os clientes em ambientes virtualizados e multilocatários. Os clientes bare metal da Rackspace (e os de outros provedores bare metal) podem autoprovisionar equipamentos dedicados de computação, rede e armazenamento em um ambiente fisicamente isolado, sem recursos compartilhados ou sobrecarga de hipervisor.
Isso ajuda os clientes a cumprir os requisitos de soberania de dados e fornece um nível consistente de desempenho para cargas de trabalho com uso intensivo de E/S e sensíveis à latência. As instâncias bare-metal da Rackspace oferecem SSD baseado em NVMe para alta taxa de transferência de dados e aceleração de GPU para aplicativos de alto desempenho e IA.
Um dos usos mais populares das ofertas bare metal é o que se chama de “lift and shift”, em que os clientes pegam seu ambiente local e o transferem totalmente para o provedor. Se o senhor tiver um ambiente personalizado ou se seus aplicativos precisarem de acesso especial ao hardware, a mudança para um provedor de nuvem virtualizada como o AWS pode ser difícil, se não impossível.
Em um cenário bare-metal, o senhor fornece seu próprio ambiente e pode escolher o hardware, desde a quantidade de núcleos de CPU até a memória e a rede. O senhor também pode acessar o hardware diretamente, como o controlador de rede. Portanto, é mais fácil mover toda a sua operação personalizada inalterada para o bare metal do que para um ambiente virtualizado.
Os serviços bare metal da Rackspace oferecem preços pay-as-you-go, de modo que os clientes pagam pelo que usam em um modelo de consumo sob demanda. O serviço também oferece opções de provisionamento sob demanda para aumentar ou diminuir rapidamente a infraestrutura conforme necessário.