O resfriamento a água para servidores corporativos está lentamente passando das margens para a corrente principal do uso do data center, à medida que os fornecedores e os usuários finais percebem as limitações do resfriamento a ar. Com o aumento da densidade de computação, as ventoinhas simplesmente não são mais suficientes, e o resfriamento a água é muito mais eficiente.
Diversos fornecedores adaptaram seus gabinetes para acomodar sistemas de resfriamento a água, e agora a Lenovo é a mais recente a se interessar pelo assunto com o Neptune, uma série de tecnologias para o data center. A empresa anunciou o novo sistema na Conferência Internacional de Supercomputação (ISC) em Frankfurt, Alemanha.
O Neptune é uma abordagem de três pontas, emprestada da lenda do deus romano dos mares Netuno, que empunha uma lança de três pontas. Ele oferece resfriamento líquido direto ao nó, trocadores de calor na porta traseira e resfriamento híbrido que mistura ar e líquido, tudo isso documentado em um publicação no blog da empresa.