Vencedores e perdedores na classificação dos supercomputadores Top500

Ganhando: CPUs AMD

Aqui está mais um exemplo de A incrível reviravolta da AMD. Seis anos atrás, ela tinha cinco sistemas na lista. Havia mais sistemas com Sun SPARC e IBM Power do que com AMD Opteron. Hoje, a história é totalmente diferente, com 140 máquinas com processadores AMD Epyc.

Dominando: Nvidia

O senhor sabia que isso ia acontecer. Os coprocessadores de GPU da Nvidia estão em 303 dos 500. Alguém pode parar a Nvidia?

Perdendo: GPUs da AMD e da Intel

Elas estão sendo totalmente pisoteadas pela Nvidia na corrida por aceleradores de GPU. A AMD tem apenas 11 com sua linha Instinct, e a Intel tem apenas duas com suas placas GPU Max implementadas.

Dominando: Linux

Se o senhor acha que a corrida pela CPU é unilateral, deveria ver os sistemas operacionais. O Linux está presente em todos os supercomputadores da lista, com exceção de um. Há muitas permutações e a lista é altamente fragmentada, mas o Linux é o proprietário absoluto dessa lista.

Ficou de fora: Microsoft

Apesar de ter um sistema operacional de servidor de alta potência e tecnologia de clustering, o Windows não aparece em nenhum lugar desta lista, exceto no sistema número três, o Azure Eagle.

Vencedor: Sistemas Lenovo e HPE

A China é o segundo maior mercado de supercomputadores, e quase todos os supercomputadores da China são fabricados pela Lenovo. Isso ajuda a elevar a contagem total da Lenovo para 169 de 500. A HPE está em segundo lugar, com 103.