A Xilinx alinha três grandes fornecedores de hardware chineses como parceiros OEM

A parceria é muito curiosa para a Alibaba, que anunciou uma parceria com a Intel no ano passado para adotar os FPGAs Arria 10 GX da Intel em seu serviço de nuvem Aliyun. O programa visa acelerar o desempenho de aplicativos baseados em nuvem para clientes que executam aplicativos comerciais ou cargas de trabalho mais exigentes.

O acordo com a AWS é apenas o mais recente de muitos acordos da Xilinx com a AWS. Ela agora oferece aceleração de FPGA em oito regiões internacionais da AWS, desde os EUA até a Europa e a Austrália.

O que acontece na China não necessariamente fica na China, e há uma boa probabilidade de que a Xilinx continue a acumular vitórias nos EUA e internacionalmente. E a Intel, sem dúvida, vai revidar.

É interessante como a arquitetura de computação do data center mudou nos últimos cinco anos. Voltando uma década atrás, eram servidores cheios de Xeons e alguns AMD Opterons. Agora temos servidores cheios de x86s, FPGAs, GPUs e aceleradores de IA – tudo no mesmo rack. O servidor está mudando rapidamente e a densidade está crescendo exponencialmente, o que provavelmente é o motivo pelo qual o resfriamento líquido está se tornando tão popular.