Arm apresenta CPUs Neoverse de alto desempenho para servidores e 5G

A nova plataforma N1 é a sucessora da plataforma Cosmos de 16 nm da Arm, que abrange os núcleos de CPU Cortex-A72, A75 e A53. Um dos principais licenciados da Cosmos é a Amazon Web Services (AWS), que baseou seu processador Graviton, anunciado na AWS re:Invent em novembro passado, na Cosmos.

A plataforma Neoverse E1 – para 5G

A plataforma Neoverse E1 foi projetada como uma plataforma de taxa de transferência de alta eficiência, prometendo uma melhoria de 2,7 vezes na taxa de transferência em relação às gerações anteriores. Um diferencial importante em relação à N1 é que a E1 é uma CPU de execução fora de ordem com multithreading simultâneo (SMT). Isso significa que cada núcleo pode executar efetivamente dois threads de software ao mesmo tempo, como a Intel e a AMD oferecem.

O E1 também tem uma ACP (Accelerator Coherency Port) de baixa latência para integração de aceleradores estreitamente acoplados. Em suma, ele foi concebido como um processador de throughput em vez de um processador de dados como o N1. A Arm tem como alvo o transporte 4G/5G, redes definidas por software (SDN), armazenamento definido por software e SD-WAN com esse processador.