A Western Digital mantém a relevância dos HDDs com um grande aumento de capacidade

Também há mudanças físicas. As unidades SMR e HAMR podem conter até 10 pratos em um gabinete de disco rígido padrão de 3,5″. Não há espaço para erros com esse nível de empacotamento e não há espaço para o calor. Para reduzir o atrito térmico, as unidades são preenchidas com hélio, o que as torna mais frias e menos propensas a superaquecimento.

Como o calor é um problema tão grande, as unidades SMR e HAMR consomem menos energia do que os discos padrão, portanto, embora a capacidade seja maior e haja mais pratos na unidade, as unidades SMR e HAMR consomem menos energia por gigabyte.

No entanto, eles vêm com ressalvas. Com tanta tecnologia em um espaço tão apertado, há mais oportunidades de falhas. Embora a Western Digital e a Seagate tenham, sem dúvida, testado as unidades rigorosamente em seus laboratórios, somente quando tivermos casos de uso no mundo real é que saberemos se a vida útil dessas unidades é comparável à de um disco padrão ou não. Sem dúvida, a BackBlaze estará atenta a essa questão em seus relatórios trimestrais sobre falhas em discos rígidos.

Outro ponto negativo da nova tecnologia de unidade é o desempenho de gravação mais lento. Essa é uma compensação lógica, já que as unidades estão armazenando mais dados por prato do que a tecnologia antiga. Um impacto no desempenho é inevitável. O impacto no desempenho varia de acordo com a capacidade da unidade, pois ela precisa se desfragmentar sempre que grava dados. Felizmente, em seus casos de uso mais comuns – arquivamento, armazenamento em massa, armazenamento a frio – o desempenho de gravação é menos preocupante do que o desempenho de leitura.

Os departamentos de TI estão ganhando opções ainda mais densas com essas novas unidades de alta capacidade, mas há um custo no desempenho de gravação, disse Brent Ellis, analista de armazenamento da Forrester Research. “Portanto, o objetivo é realmente atender às necessidades de arquivamento e de armazenamento de nível baixo a médio. O armazenamento de alto desempenho será feito em SSD e NVMe”, disse-me Ellis.

Os HDDs ainda terão um papel importante em ambientes de armazenamento de grande porte e em escala de nuvem, mas os SSDs estão se recuperando, acrescentou.