Fabricantes de hardware para servidores transferem a produção para fora da China

A Wiwynn, uma subsidiária de servidores de computação em nuvem da Wistron, está montando seus servidores para os EUA principalmente no México e também estabeleceu recentemente uma unidade de produção no sul de Taiwan, atendendo a solicitações de clientes.

A AIC, empresa de chassi e montagem de servidores sediada em Taiwan, expandiu recentemente o número de suas fábricas em Taiwan para quatro e vem formando uma cooperação agressiva com seus parceiros para expandir sua capacidade. Muitos fornecedores de componentes baseados em Taiwan também estão expandindo sua capacidade em Taiwan.

Vários ODMs, como Inventec, Wiwynn, Wistron e Foxconn, têm fábricas no México, enquanto a Quanta Computer tem linhas de produção nos EUA. A Wiwynn também planeja abrir fábricas no leste dos EUA.

“Isso não é algo que aconteceu da noite para o dia, é um processo que começou há alguns anos. As tarifas apenas aceleraram o desejo dos ODMs de fazer isso”, disse Ashish Nadkarni, vice-presidente do grupo de sistemas de infraestrutura, plataformas e tecnologias da IDC. “Desde [President] Trump assumiu o cargo, tem havido um barulho de sabre sobre a China e uma guerra comercial. Também tem havido um foco nas margens.”

Ele acrescentou que os fabricantes de componentes estão definitivamente saindo da China para outras partes da Ásia, como Coreia, Filipinas e Vietnã.

HPE, Dell e Lenovo não devem ser afetadas

Os três grandes fabricantes de servidores de marca estão amplamente imunizados contra as tarifas. Segundo Nadkarni, a HP Enterprise, a Dell e a Lenovo têm montagens baseadas nos EUA e seus fabricantes contratados estão em Taiwan. Portanto, seus custos não devem ser afetados pelas tarifas.